telhado com painel solar

Gere sua própria energia

 

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.

A Energia Solar fotovoltaica é utilizada para alimentar inúmeras aplicações isoladas da rede elétrica, e para produzir eletricidade em larga escala conectada a rede de distribuição. No Brasil já são 12500 sistemas fotovoltaicos conectados à rede, 4500 microgeradores somente nos últimos seis meses. No mundo a Energia Solar é a que mais cresce, pois é viável em qualquer ponto do Planeta!

 

 

Efeito Fotovoltaico

 

O painel ou módulos solar, fabricado com células de silício, quando exposto aos raios solares, tem a capacidade de gerar uma tensão elétrica, em corrente contínua. Por isso, o módulo não deve ser sombreado. Todos os dias o Sol nasce e há produção de energia, mesmo em dias nublados ou com chuva.

Sistemas isolados
com bateria

 

A energia gerada em corrente contínua, pode ser armazenada em baterias e usadas em cargas 12, 24 ou 48V. Com o uso de inversores essa energia pode também ser utilizadas em equipamentos 110 ou 220V, em corrente alternada. Muito comum em fazendas, embarcações e sistemas de telecomunicações distantes da rede das concessionárias.

Sistemas Conectados
à Rede ou Grid Tie

 

A energia gerada é convertida na mesma tensão e frequência da rede da Concessionária, por exemplo, um Cliente da Coelba pode instalar módulos solares e um inversor de conexão à rede, a energia gerada irá alimentar todos os seus equipamentos e cargas, quando houver excedente essa energia é entregue a rede da Concessionária, e através de um medidor bi-direcional ele terá um crédito pela energia que entregou.

Vantagens

 

• Energia Limpa
• Sistema Silencioso
• Garantia de 25 anos dos módulos solares
• Sistema Confiável usado há mais de 40 anos em larga escala
• Fonte inesgotável de energia
• Várias fontes de financimento onde o cliente paga a prestação com a economia na conta de energia

Tecnologia Confiável

 

Em cargas críticas, onde a energia é essencial, a fonte fotovoltaica é preferida pois apresenta alto grau de confiabilidade, sendo testada nas mais diversas aplicações, como geladeiras de vacina, sistemas de monitoramento de gasoduto, monitoramento de linhas férreas, proteção catódica, iluminação pública, bombeamento de água, repetidoras de sinal de telecomunicações, etc

Produção diurna

 

A noite não há energia solar e o cliente usa somente a energia da concessionária. No fim do mês a conta será um saldo da energia produzida pelo sistema com a energia consumida da rede. Na microgeração on grid, se houver sobra a favor do cliente ele tem até 60 meses para usar nesse medidor, em outro medidor do mesmo CPF ou CNPJ, ou ainda solicitar a devolução em dinheiro. No Brasil já existem mais de 12.000 sistemas homologados, sendo que mais de 4000 sistemas foram instalados em 2017.